Já ouviu falar do Acervo da Laje?

Museu localizado no subúrbio ferroviário de Salvador transforma o olhar sobre a periferia e valoriza a memória e o patrimônio local

Quando falamos em museu, logo pensamos num espaço localizado na área central das cidades, um local restrito e elitizado. O Acervo da Laje é um espaço que vem quebrando essa ideia e pode servir de inspiração para criar um museu ou espaço cultural na sua cidade e comunidade.


Criado em 2010, por José Eduardo e Vilma Santos, o Acervo funciona na casa e laje do casal e está localizado no bairro São João do Cabrito, subúrbio ferroviário de Salvador. Moradores do bairro desde a infância, Vilma e José Eduardo são educadores e atuam há vários anos como arte-educadores dentro da comunidade. O Acervo da Laje nasceu após pesquisas e mapeamento de artistas locais, foi feita a busca por artefatos históricos descartados pela população local, sempre com o objetivo de mostrar a arte invisível da periferia da região.


O Acervo tem como missão: contar a história do Subúrbio através de tijolos, azulejos e porcelanas antigas, assim como artefatos históricos, quadros, esculturas, fotografias, livros e outros objetos. O espaço recebe visitas e oferece oficinas gratuitas. Atualmente abriga mais de 4 mil peças, entre objetos históricos e obras de artistas locais e de outros lugares do país. Reúne peças raras encontradas no lixo, doadas ou compradas de trabalhos de artistas locais. Possui obras cedidas por nomes como Calasans Neto (1932-2006), Reinaldo Eckenberger e Kennedy Bahia (1929-2005).


Em 2019, o Acervo da Laje ganhou o Prêmio Brasil Criativo, uma das maiores premiações sobre a economia criativa do país. O projeto concorreu com outras duas iniciativas, o “Sou + Carioca_Pequena África, um tour afro referenciado”, do Rio de Janeiro e “Noite dos Museus”, de Porto Alegre. Foi o único representante da Bahia no evento e vencedor na categoria "Patrimônio e Artes/ Quero Museu Vivo".


No mês de setembro, a história do Acervo da Laje passou a ser apresentada no documentário BRASIL CRIATIVO.DOC, que conta a trajetória de empreendedores do país que contribuem para o desenvolvimento da Economia Criativa Brasileira.



Fotos: Divulgação Acervo da Laje

5 visualizações