rodilha

Projeto

FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA!

SETEMBRO/2020

Projeto Rodilha atua na capacitação de mulheres da periferia. O projeto é destinado para mulheres acima de 25 anos que não se profissionalizaram e não completaram o ensino regular. O projeto é online. Uma escola de carreira on-line para mulheres rurais, de periferia e de baixa-renda. A iniciativa cumpre 5 dos 17 objetivos para transformar o mundo, pela agenda da ONU 2030: erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades.

É destinado para mulheres negras, quilombolas, oriundas de periferias e do campo. A partir de uma plataforma virtual as alunas tem acesso a um material de gestão de carreira. São apresentados para elas todas as possibilidades formais de ensino-aprendizagem. Elas aprendem a criar a sua jornada educativa a partir da sua realidade local. 

A Rodilha é um artefato de pano rosca de pano para pôr sobre a cabeça, no transporte de carga; rodoiça, rodouça. As mulheres utilizam esse artefato para amortecer o peso que carregam em suas cabeças: bacias de água, roupa, sacolas de feira. No âmbito simbólico, podemos mensurar o esmagamento das ideias destas mulheres, um artefato usado para lhe intimidar o pensamento,mas ao mesmo tempo subsidia seu sustento e sustento de sua família. . Nesse sentido, a rodinha aqui se apresentar como uma roda de mulheres que colaboram entre si para a retomada ou primeira tomada de suas vidas.

O projeto acontece em duas fases: primeiro as mulheres tem acesso a plataforma e há 8 aulas, totalizando 2 meses de duração. Nesse período elas organizam seus documentos escolares e criam seus planos de carreira, com cálculos, tempo de duração de formação e o investimento. Na segunda fase é hora de se preparar para começar a estudar. A plataforma oferece ainda aulas básicas de informática e uso de TIC's. E tem um encontro anual nacional. As turmas são abertas duas vezes ao ano com 150 vagas cada uma

AULAS ONLINE

1 ENCONTRO ANUAL PRESENCIAL

MENTORIA EXCLUSIVA NA PLATAFORMA

BOLSAS DE ENSINO EM INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

TATIELE CAFÉ

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

NÓS ESTAREMOS JUNTAS NESSA CAMINHADA

ENSINAR É ABRIR CAMINHOS

Aos 32 anos minha mãe, já com 3 filhos, voltou para a sala de aula para me acompanhar na escola, nós duas estudando a 5ª série do ensino médio, pela manhã.

O que era para ser uma ajudar para a filha se tornou uma revolução em sua vida e ela não parou mais. Hoje, aos 52 anos, cursa nutrição e realiza seu grande sonho. E agora chegou a minha ve de ajudar outras mulheres a retomarem seus sonhos.

 

Sou escritora ganhadora do prêmio de Residência Artística Internacional para escritores no Instituto Sacatar (2018) e do Edital de Mobilidade Cultural da SECULT/BA com Intercâmbio Internacional no Centro Cultural Brasil-México (2019) e Prêmio Professora Cleuza de Souza,na categoria literatura (2020). Mestra em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2018); Especialista em Design Thinking pela Faculdade Unyleya e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014).Tem experiência docente em linguagens visuais e expressão gráfica e editorial. Fui professora do Curso Técnico em Design de Interiores da Escola Técnica Nide ministrando as disciplinas Desenho de Observação e Percepção Visual. Diretora e coordenadora de projetos na Oxe Produções Cultural LTDA em Santo Antônio de Jesus. E agora sou a professora de vocês. Vamos juntas?